Atenção

Os cuidados antes de pegar a estrada neste final de ano

Revisão do carro é fundamental para evitar acidentes e multas durante a viagem de férias

Foto: Carlos Queiroz - DP - Revisão no carro evita problemas na estrada

Quem for pegar a estrada neste final do ano deve ter consciência que no trânsito o respeito às regras e à sinalização são fundamentais para chegar ao destino desejado com tranquilidade. Mas tem uma questão que alguns condutores esquecem de colocar na lista de afazeres e acabam surpreendidos no meio da viagem: a revisão do automóvel. Conferir como está o balanceamento, a geometria, a suspensão, a parte elétrica e o motor, se os pneus e freios estão em boas condições, garante mais confiabilidade e segurança na estrada e, claro, tranquilidade para quem leva a família, por exemplo, para passar as férias dos sonhos.

O empreendedor Marcelo Gradet Rizzolo, proprietário de um centro automotivo, ressalta que os itens a serem revisados pode fazer toda a diferença, pois uma peça com problema, uma vez o carro em uso, pode resultar em mais estragos, o que nenhuma família deseja no meio da viagem. "A parte da suspensão, pneus e freio são as principais, somando com toda a parte de alinhamento que garante a estabilidade do veículo", explica. Às vezes, o problema, como balanceamento, é percebido em uma situação que pode colocar todas as pessoas do carro em perigo, que é a vibração do carro quando está em uma rodovia em que permite uma velocidade maior. "Pode ser por um pneu torto ou a roda empenada. O carro vai apresentar sintomas".

Por falar em pneus, Rizzolo lembra que nem sempre o motorista percebe que está na hora de trocar, pois em um olhar pela parte de fora, fica imperceptível. "Às vezes, quando estamos fazendo o serviço de balanceamento, notamos que a parte de dentro da rota está comprometida e nós que damos a notícia ao dono do carro", comenta. Um pneu careca não dá sinais, somente quando está nas últimas que o condutor escuta o arame. "Além de a peça poder estourar na estrada ou soltar do aro - causando grave acidente - isso representa multa em uma fiscalização de trânsito", alerta.

Mesmo não fazendo parte dos serviços oferecidos pela sua empresa, ele lembra que a verificação de faróis, revisão elétrica e motor fazem parte do combo de tarefas antes de sair a viajar. Se o destino é longe e o carro rodar muitos quilômetros, é bom conferir o sistema de arrefecimento do motor. Isso inclui filtro de ar, de óleo e de combustível. Para os carros mais antigos, a dica é fazer paradas a cada 250 quilômetros. Os mais novos permitem rodar por um período maior, desde que esteja em dia com a revisão. "Se a viagem é curta, o indicado é seguir o manual do carro, por exemplo, a troca de óleo e balanceamento e geometria a cada 5 a 10 mil quilômetros".

Um item importante é verificar o tempo da bateria para não ficar empenhado no meio do caminho. Caso isso aconteça e o motorista for atendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), é bom que esteja em dia com equipamentos de sinalização, como triângulo, chave de roda e estepe, pois a falta de um deles vai gerar multa. "Escolha uma oficina de confiança, procure o seu mecânico para verificar se todos esses itens estão em condições de uso. Só assim, a viagem será segura para a família que está no carro e para os demais que estão na estrada", orientou Rizzolo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Queima de fogos de artifício é motivo de preocupação no final de ano Anterior

Queima de fogos de artifício é motivo de preocupação no final de ano

Programação de férias com pets: como aproveitar o verão em segurança Próximo

Programação de férias com pets: como aproveitar o verão em segurança

Deixe seu comentário